As portarias dos condomínios são, em geral, os maiores pontos de vulnerabilidade, assim, vamos abordar alguns cuidados e boas práticas a serem adotadas afim de corretamente indetificar: moradores, prestadores de serviços, visitantes e veículos.
As funções de porteiro e vigia pressupõe o conhecimento e adoção de regras de funcionamento particulares de cada condomínio, devendo estes prestadores de serviços zelarem pela correta adoção destes procedimentos afim de garantir correta circulação de todos os agentes acima descritos (moradores, visitantes etc).
Permanecendo “esperto” sua segurança será preservada!
- Identificação de Visitantes
Atenda sempre o visitante com um cordial “bom dia!”.
Demonstre simpatia, isso além de demonstrar boa educação vai fazer com que possíveis pessoas invasoras mal intencionadas percebam que “nesse local” tem gente bem capacitada.
Logo após, solicite infromações a respeito do motivo da visita, assim como a unidade habitacional a qual deve ser comunicada.
Após comunicar ao morador, afim de verificar se o visitante está autorizado a entrar, peça ao visitante que entregue um documento, seguindo sempre as determinações do seu condomínio. Faças os registros seguindo os procedimentos.
Libere a entrada do visitante, sempre um por vez.
DICA: imaginando que a entrada de pedestres possua área de confinamento (entre dois portões), solicite que o primeiro visitante aceito ingresse na área de confinamento, solicitando ao mesmo tempo que o outro visitante permaneça na parea externa enquanto será liberada a entrada do primeiro.
Depois proceda da mesma forma com os demais visitantes.
Caso tenha dúvidas a respeito do visitante, peça ao morador que se faça presente na portaria para identificar o mesmo e caso seja liberado, poderá esse condômino acompanhar o visitante.
Ao liberar o visitante para entrar nas dependências do condomínio, entregue um crachá, caso seja esse o procedimento adotado em seu edifício.
DICA: não se esqueça de recolher o crachá na saída antes de liberar o visitante para sair.
- Identificação de Prestadores de Serviços
Os procedimentos seguem basicamente o que foi exposto acima (na parte de visitantes), porém, após liberar o prestador de serviço, destaque um funcionário do condomínio para acompanhar o prestador de serviços até a unidade habitacional a qual o contratou. Caso seu edifício não tenha funcionário para essa finalidade, veja com o morador se o mesmo pode acompanhar o prestador de serviços nas áreas comuns até chegar um sua unidade habitacional.
Veja e reveja sempre esse procedimento com seu superior (ou síndico), seguindo as orientações para cada caso.
- Entregadores de mercadorias e alimentos (pizzas etc)
De forma geral, os condomínios tem estabelecido regras no sentido de que os condôminos deverão receber suas mercadorias na portaria, incluindo entregadores de pizzas; Portanto, veja com seu superior qual o procedimento do condomínio onde você trabalha e siga rigorosamente o recomendado.
Quando a entrega for de algum volume maior, peça que algum funcionário atenda o entregador, sempre mantendo este último do lado de fora dos limites do condomínio.
Já no caso de a entrega for de produto de grande volume – móveis, eletrodomésticos etc – chame o morador para que acompanhe pessoalmente a entrega até o ingresso do produto dentro das dependências da sua própria unidade habitacional. Peça ao morador que na saíde, por gentileza acompahe o entregador até a completa saída do mesmo das cercanias do condomínio.
Lembre-se, sempre solicite orientações de seu superior ou do síndico para os procedimentos existentes em cada condomínio onde atuar e siga rigorosamente as orientações.
- Ingresso de veículos pela garagem
Em muitos condomínios não existe a figura do porteiro controlador do portão de entrada de veículos, sendo essa tarefa compartilha pelo mesmo porteiro que controla a portaria de pedestres, assim, permaneça sempre atento, esforçando-se para sempre observar quem entra e se possível estabeleça algum tipo de cumprimento e aceno ao morador que ingressa com seu carro pela portaria da garagem.
Caso esteja atendendo no porto de portaria de veículos, atente para os seguintes pontos:
_ Jamais abra o portão para veículo o que desconheça, mesmo se for um belo cerro de luxo – não se deixe impressionar!
_ Ao identificar o carro de algum morador (às vezes você vai poder contar com algum sistema de segurança, botões de abertura de portões, câmeras etc que poderão auxiliar nessa tarefa), apenas após essa identificação, libere o portão de veículos. Tente cumprimentar com um aceno o morador, estabelecendo algum contato visual com o mesmo que permita identificar se está tudo bem.
_ Mantenha sempre à mão, dispositivos de ocmunicação ora existente para que em caso de emergência possa rapidamente comunicar algo estranho.
_ Antes de liberar o portão, observe as imediações do portão para evitar que algum oportunista se aproveite da abertura do portão para ingressar de forma irregular no condomínio. Caso perceba esse movimento, não abra o portão e caso o onvasor esteja conseguido sucesso no ingresso, comunique-se imediatamente com algum colega solicitando suporte, antes de mesmo de fazer a abordagem ao invasor.
_ Caso algum prestador de serviço, entregador ou qualquer outro motorista de veículo solicite o ingresso na garagem com seu veículo sob o pretesto de entrega ou atendimento a algum morador, antes de liberar o portão de entrada, faça contato com a portaria principal, recomendando que a mesma entre em contato com o morador, solicitando uma autorização por escrito ou mesmo o acompanhamento do morador, sempre se reportando e pegando autorização de seu superior, zelador ou síndico.
Siga sempre as recomendações e regras de seu condomínio e evite problemas!
Se tiver recomendações a fazer, sinta-se sempre confortável em fazer para seu superior. Evite ser negligente!
Conheça o “Botão de Pânico”, isso poderá salvar sua vida em casos de emergência!